quarta-feira, 4 de maio de 2011

Licenciamento ambiental das usinas nucleares de Angra e péssimas condições da BR-101 discutidas em audiência pública

Via EcoDebate
04.05.2011

O licenciamento ambiental das usinas de Angra dos Reis (RJ) e as péssimas condições da BR-101, principal rota de fuga no caso de um acidente nuclear no local, provocaram polêmica durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável nesta terça-feira. O deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ) chegou a defender o desligamento das usinas, para garantir a segurança da população.

“Na minha opinião, como morador e ex-prefeito de Angra dos Reis, as usinas nucleares deveriam ser desligadas, com a estrada na condição em que está hoje”, disse o parlamentar. Ele argumentou que a BR-101 cedeu em vários trechos, o que causa lentidão no trânsito, mesmo nos dias normais. No caso da necessidade de uma evacuação, segundo ele, a situação ficaria grave.

O representante da Eletronuclear na audiência, Leonam dos Santos, disse que empresa só atuaria na liberação da estrada em caso de emergência, e que a manutenção da BR-101 é responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“Temos o compromisso de imediatamente liberar a estrada em no máximo 6 horas, dentro do planejamento de emergência. Se isso não fosse feito, nós seríamos obrigados a desligar as usinas, com a enorme perda que isso causaria para a empresa”, explicou Santos.

Dúvidas
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), disse que as dúvidas quanto ao programa nuclear permanecem. Por isso, ele vai convidar para uma nova audiência o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão.

Segundo Cherini, as usinas não têm condições de funcionar sem plano de evacuação, sem a estrada em boas condições, sem um aeroporto na região e, principalmente, sem a licença ambiental. Continua