segunda-feira, 30 de maio de 2011

China registra 1/6 das mortes causadas pelo tabagismo em todo mundo

Via Estadão
30.05.2011

País tem 300 milhões de fumantes e lidera a produção mundial de cigarros

Efe

Pequim - A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira em Pequim que a China, maior consumidor e produtor de tabaco, concentra um sexto das 6 milhões de mortes relacionadas ao tabagismo no mundo todo.

"O uso do tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo e na China. A cada ano, 1 milhão de pessoas morrem na China por doenças relacionadas ao tabagismo", afirmou o representante da OMS no país asiático, Michael O'Leary.

Os males relacionadas, no caso, são ataques cardíacos, câncer e doenças pulmonares, entre outros, sem incluir o enorme número de fumantes passivos, dos quais as crianças representam 25% do total, acrescentou O'Leary.

Por esta razão, a OMS solicitou nesta segunda-feira ao Governo chinês que aproveite o monopólio estatal no setor do tabaco para prevenir o contínuo aumento de mortes por tabagismo em um país com mais de 300 milhões de fumantes - maior número de viciados em nicotina do planeta - e que lidera a produção mundial de cigarros.

"A indústria chinesa do tabaco é 100% estatal. E isto significa uma tremenda oportunidade para que o governo a ponha sob controle", afirmou a doutora Sarah England, da OMS em Pequim, lembrando que nesta terça-feira será celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Continua