quinta-feira, 12 de maio de 2011

Recusa de Higienópolis em receber estação do metrô vira piada na internet

Via Estadão
Por Gabriel Pinheiro
11.05.2011

SÃO PAULO - A recusa de Higienópolis em receber uma estação da Linha 6-Laranja do Metrô virou piada na internet. No Twitter, o assunto entrou entre os tópicos mais comentados desta quarta-feira, 11. "É tão fácil resolver problema, gente: faz uma entrada social e uma de serviço", escreveu a usuária Luisa Tieppo (@lutieppo) em seu perfil no site.

Internautas de outros estados também comentaram. "Tragam o metrô de Higienópolis para Fortaleza! É urgente", postou Henrique Araújo (OskarSays). "Em Florianópolis, metrô seria salvação. Em Higienópolis, o povo não quer. Mundo doido", disse Alessandro Bonassoli (@Alebonassoli).

Circula ainda no Facebook um convite para um "churrasco para gente diferenciada em frente ao Shopping Higienópolis". O objetivo é "mostrar que os ricos não chegam aos pobres, mas os pobres, sim, facilmente chegam aos ricos", segundo o texto de descrição do evento, que convida os internautas a levar "farofa, carne de gato, cachorro, papagaio e som portátil". Piada ou não, até as 22h mais de 24 mil pessoas já haviam confirmado presença no ato, marcado para o sábado, 14.

Desde 2010, um abaixo-assinado intitulado Defenda Higienópolis reúne assinaturas na internet contra a construção da estação no local, entre a Avenida Angélica e Rua Sergipe. Hoje, o Metrô anunciou que está "reavaliando a localização da futura Estação Angélica", mas ressalta que o motivo para a mudanças nos planos é um "melhor equilíbrio da linha", não a pressão dos moradores. Continua

Leia também:

- Deboche na web, churrasco de protesto ocorrerá em Higienópolis



No blog do Noblat
12.05.2011

Bairro nobre de SP rejeita estação de metrô

O Globo

Moradores do bairro nobre de Higienópolis, em São Paulo, conseguiram fazer com que o governo paulista desistisse de construir uma estação de metrô na Avenida Angélica, uma das principais vias locais. O movimento contrário à construção do metrô, que contou até com abaixo-assinado, já se arrasta há anos.

No ano passado, uma psicóloga, moradora do bairro, chegou a dizer em entrevista que era contra o metrô para evitar que "gente diferenciada" frequentasse Higienópolis.

A decisão do governo paulista, aliada às manifestações dos moradores do bairro, provocou uma onda de protestos irônicos em redes sociais da internet.

O principal deles foi um convite aos usuários do Facebook para o "Churrascão da Gente Diferenciada", uma iniciativa que até ontem à noite já contava com a adesão de 18.989 internautas, 12 vezes mais do que o número de moradores que assinaram o abaixo assinado contra a estação do metrô.

O churrasco será realizado em frente ao Shopping Higienópolis, coração do bairro, onde vivem políticos, artistas, intelectuais e empresários.

A convocação para o churrasco foi feita com bom humor: "Como nosso bom senso não é o forte, promoveremos agora um churrascão em frente ao shopping Higienópolis para mostrar que os ricos não chegam aos pobres, mas os pobres, sim, facilmente chegam aos ricos. Leve farofa, carne de gato, cachorro, papagaio, som portátil, carro tunado e tudo o que sua consciência social permitir. Afinal, a rua é pública, e o Higienópolis não está separado por muros. Não se esqueçam dos sacos de lixo. Somos diferenciados, mas somos limpinhos".

A estação de Higienópolis integraria a linha 6-Laranja, em Brasilândia, na periferia da cidade, ao centro. Passaria por bairros como Perdizes, Santa Cecília e Pompeia. Com a decisão, o governo avaliou que a melhor opção é construir uma estação ao lado do estádio do Pacaembu. A mudança de endereço colocou os dois bairros — Pacaembu e Higienópolis — em pé de guerra.

Para a associação de moradores de Higienópolis, o bom senso prevaleceu. Já para os representantes de Pacaembu, a desistência do governo, sem uma análise prévia de demanda, é "perniciosa".

Para a Companhia do Metrô, a mudança teve como principal objetivo o "melhor equilíbrio" na distribuição das estações.

fonte