quarta-feira, 21 de abril de 2010

A capital humilhada se levanta

Via R7 - Por Christina Lemos - 21.04.2010

Aliviado e de cabeça outra vez erguida. O brasiliense iniciou a semana em franco processo de recuperação da auto-estima. O habitante da capital, por adoção ou por imposição da vida, sofreu com ela nos últimos terríveis meses em que veio à tona um dos mais graves escândalos de corrupção política dos nossos tempos.

Foi humilhante ver tudo ruir: crenças, expectativas, sonhos. A mancha se espraiou rapidamente pela planície e maculou a imagem de Brasília. Ninguém mais encontrava o que comemorar nos 50 anos da cidade, batizada um dia de ‘capital da esperança’ – suprema ironia.

No entanto, ao ouvir sua própria história ser contata e recontada mil vezes, a cada momento por um ângulo diferente; cada detalhe de suas esquisitices e de seu modo de vida ser esquadrinhado com obstinação; cada nuance de seus monumentos de concreto ou de papel entrar e sair das lentes de incontáveis câmeras, Brasília se reencontrou consigo própria. Como uma dama que se vê no espelho e nota a passagem do tempo sem mágoa. Continua


***

Brasília 50 anos:


Jornal da Globo - 20.04.2010




Jornal da Globo -21.04.2010