sexta-feira, 16 de abril de 2010

Não faltam avisos, faltam políticas

Via Estadão, há 259 sob censura - 16.04.2010 - Por Washington Novaes

Há quantas décadas os cientistas advertem que não se deve desmatar encostas e topos de morros nem ocupá-los com construções, porque se corre o risco de deslizamentos e mortes? Há quantas décadas a legislação proíbe essa ocupação? Há quanto tempo a ciência mostra os riscos de ocupar a planície de inundação natural de rios, que periodicamente ali produzem enchentes mais fortes, com vítimas e perdas materiais, ainda mais se canalizados, retificados, obstruídos por barragens? Não são conhecidos há muito tempo os riscos de impermeabilizar todo o solo das cidades com asfalto e não deixar espaço para a infiltração de água - agravando o risco de inundações? Há quantas décadas o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) alerta para a maior frequência e o agravamento dos chamados "eventos extremos" do clima, principalmente chuvas intensas em curto espaço de tempo?

Esse texto pode parecer escrito agora, após as últimas tragédias no Rio de Janeiro, em Niterói, São Paulo, Angra dos Reis, etc. provocadas por chuvas intensas. Mas foi publicado pelo autor destas linhas nesta mesma página no dia 19 de dezembro de 2008, após os dramas que as chuvas provocaram em Santa Catarina, onde chegaram a cair mais de 850 milímetros de água em 36 horas. Nessas últimas semanas nem choveu tanto - mais de 100 milímetros, em São Paulo; e 288 milímetros, no Rio de Janeiro. Mas foi o suficiente para provocar "o caos" no Rio e em Niterói. Centenas de mortos, milhares de desalojados ou desabrigados e a constatação de que há dezenas de milhares de casas em áreas de risco nas duas cidades. Continua


***

Leia também:
- Socorro na Câmara aos fichas-sujas (Editorial)
- A penúltima do filho de José Sarney: ‘fraude’ no PAC
- Ministro Cezar Peluso critica o sistema carcerário brasileiro
- Igreja transferiu suspeito de abuso sexual ao Brasil
- Americano que acusa padre diz que igreja "só quer evitar escândalo"
"Eu imagino como o povo brasileiro ficaria incomodado de saber que eles transferiram um pedófilo para o seu país." (JOSEPH CALLANDER, no link acima.)