segunda-feira, 5 de abril de 2010

Educação, compromisso de vida

Via Diário de Natal - Por Frederico Horie Silva - 12.03.2010

Eis duas cenas peculiares para análise:
1) No hospital, um paciente acaba de ter um infarto: -"Rápido! Chamem um Engenheiro Agrônomo"!
2) Professor de Ciências, para completar sua carga horária, é convidado a ministrar aulas de Religião dentro do Sistema Público de Ensino.

Das cenas acima, qual é a mais absurda? Acredito que algumas pessoas dirão que é a primeira, afinal, a Medicina é uma área que lida com vidas. A esses, pergunto: - E a Educação, lida com o quê?

Da mesma maneira que não levamos nosso filho doente ao eletricista, não podemos aceitar que, por exemplo, um professor de Ciências assuma aulas de Religião. Cada área possui sua especificidade, sua filosofia, constituindo campos distintos de estudo. Vejam que não pretendo tratar da conflitante relação entre Ciência e Religião, mas apenas demonstrar que um professor de determinada disciplina não possui a formação adequada para lecionar outra, seja ela qual for.

O professor de Ciências que vos falo é concursado e integra o quadro de professores daSecretaria Municipal de Educação de um dos municípios da Grande Natal, desde Outubro do ano passado. Para completar a sua carga horária de trabalho precisou assumir apenas 3 aulas numa segunda escola. Entretanto, por acreditar que seria mais útil estando em apenas uma escola, de modo a se envolver completamente com o projeto político pedagógico apresentou à Secretaria de Educação, diversas propostas de projetos na área de Ciências e Alfabetização Científica, e outros de inter-relação entre a Escola e a Comunidade, que, inclusive, ultrapassariam as 24 horas de trabalho previstas. Apesar de, supostamente gostarem das oficinas oferecidas pelo professor, elas não foram aceitas por estarem fora do currículo, que não prevê e não possui elasticidade para trabalhos interdisciplinares e coletivos que os gestores tanto pregam em atividades de formação docente, e que ironicamente estamparam frases em garrafinhas de água e bolsas distribuídas no último evento de formação de professores. Continua