terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ciência para todos, artigo de Luisa Massarani e Ildeu de Castro Moreira

JC e-mail 4169, de 03 de Janeiro de 2011.
Ciência para todos, artigo de Luisa Massarani e Ildeu de Castro Moreira


"Há mais de dois séculos, a divulgação científica tem crescido no país, levando a ciência à sociedade"

Luisa Massarani é divulgadora científica e diretora do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Ildeu de Castro Moreira é físico, historiador da ciência e professor do Instituto de Física da UFRJ. Artigo publicado na revista "História da Ciência":

Museus deixam as crianças literalmente de cabelo em pé, graças a uma máquina eletrostática, o gerador de Van de Graaff. Salas ficam cheias de curiosos querendo ver estrelas nos planetários. Feiras em espaços públicos atraem multidões de interessados em conhecer experiências científicas.

Nos últimos tempos, tem crescido o número de atividades que aproximam a ciência da população. Universidades, o poder público e os próprios cientistas cada vez mais reúnem esforços com esse objetivo. Mas o movimento de divulgação científica não é recente. Tem uma história que se inicia com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil em 1808.

Naquele período, os primeiros jornais - como A Gazeta do Rio de Janeiro, O Patriota e o Correio Braziliense (editado na Inglaterra) - publicaram artigos e notícias relacionados à ciência. Em O Patriota (1813-1814), saíram vários artigos de cunho científico ou divulgativo, alguns dos quais remanescentes de textos apresentados à antiga Sociedade Literária do Rio de Janeiro, organização que congregou alguns dos pioneiros da ciência no país entre 1786 e 1794.

Ao longo de todo aquele século, segundo análise do catálogo da Biblioteca Nacional, foram criados cerca de 7 mil periódicos no Brasil, dos quais aproximadamente 300 relacionados de alguma forma à ciência. Entre tais periódicos, destacam-se Revista Brazileira - Jornal de Sciencias, Letras e Artes (1857), Revista do Rio de Janeiro (1876) e Ciência para o Povo (1881). Continua


Leia também:
- Chávez incitou Bolívia a tomar Petrobrás, diz diplomacia americana
- No 2º dia fora do poder, Lula ‘reaprende’ a ler jornal
- Sindicância do Erenicegate é arquivada sem punição

De Deododro a Dilma
De Deodoro a Dilma - Acompanhe a montagem do painel com todos os presidentes da República. A cada dia, uma nova história.