terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Alerta contra desastres só daqui a 4 anos

Via Estadão
Por Lisandra Paraguassu e Tânia Monteiro
17.01.2011

Programa de prevenção foi anunciado após reunião entre Dilma e ministros; País tem 300 áreas sujeitas a alagamentos e 500 em risco de deslizamentos, com 5 milhões de moradores

BRASÍLIA - O governo federal vai implementar um sistema nacional de prevenção e alerta contra desastres naturais a partir de um cruzamento de dados meteorológicos e um mapeamento das áreas de risco do País. O sistema completo, no entanto, só deverá estar em total funcionamento dentro de 4 anos. O País precisa, ainda, finalizar a identificação das áreas de risco e ampliar a cobertura de satélites, radares e equipamentos medidores de chuva.

Em reunião na manhã desta segunda-feira, 17, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff determinou aos ministros presentes - Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional; Nelson Jobim, da Defesa; Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia; José Eduardo Cardozo, da Justiça; Alexandre Padilha, da Saúde, e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação da Presidência - que melhorem a capacidade de resposta nacional aos desastres naturais.

De acordo com Mercadante, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais recebeu há um mês um novo supercomputador que permitirá a diminuição das áreas climáticas mapeadas dos atuais 20 quilômetros quadrados para 5 quilômetros quadrados. Também terá a capacidade de acelerar cálculos e previsões de níveis de chuva. No entanto, ainda não há o detalhamento das áreas de risco. Para isso será preciso mais satélites, radares e pluviômetros, um equipamento que mede a quantidade de chuvas. A intenção é ter uma rede totalmente integrada de radares, incluindo os hoje usados exclusivamente pela aeronáutica. Continua


Perguntinhas básicas:
Alerta contra desastres só daqui a 4 anos. Pelo menos 5 anos para retirar as pessoas de locais de risco, segundo a prefeitura de São Paulo.
Enquanto isso a gente faz o quê?
Chora? Reza? Faz promessas?
Segura os barrancos com as mãos, com os pés, com a força do pensamento?
Assiste o Big Brother?

Adelidia Chiarelli