quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Das estrelas ao GPS

Via Ciência Hoje
Por Adilson de Oliveira
21.01.2011


Muitas pessoas aproveitam o mês de janeiro para tirar férias e viajar. Este é, portanto, um bom momento para refletir sobre as viagens e os avanços nas formas de orientá-las. Quem levanta o tema na 'CH On-line' é o colunista Adilson de Oliveira.


Uma das primeiras formas de orientação usadas pelos viajantes foi
a observação de estrelas. No centro da imagem, é possível distinguir as cinco
principais estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul.
(foto: Wikimedia Commons)


Atualmente, é muito mais fácil viajar do que era no passado. As viagens foram facilitadas tanto pelo desenvolvimento de novas tecnologias como pelo aumento do próprio número de viagens, o que levou a seu barateamento e tornou-as mais acessíveis para grande parte da população.

Antes do advento dos aviões a jato, as viagens aéreas para grandes distâncias eram algo penoso, principalmente por conta da pequena autonomia das aeronaves. Em qualquer viagem, mesmo dentro do Brasil, era preciso fazer várias escalas para abastecê-las. Hoje, os aviões de passageiros são capazes de viajar mais de 10 mil km sem necessidade de abastecimento.

Uma das coisas mais importantes em qualquer viagem é conhecer bem a rota e saber se a está seguindo corretamente. Desde a antiguidade, o homem criou várias formas de se orientar e encontrar os caminhos certos em suas viagens, que antes de serem simplesmente para as férias de verão, carregavam a missão de descoberta e exploração. Continua