terça-feira, 3 de abril de 2012

Espanha quer propor acordo ao Brasil para entrada de turistas


Via blog do Noblat
03.04.2012

O Globo

O novo embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara, afirmou na segunda-feira que o governo de seu país quer negociar com as autoridades brasileiras um acordo para facilitar o acesso de jovens profissionais de seu país ao mercado de trabalho no Brasil.

Segundo de la Cámara, o Brasil tem uma grande carência de profissionais qualificados, enquanto que, por causa das altíssimas taxas de desemprego, a Espanha tem grandes contingentes de jovens sem trabalho. Nomeado para o posto no Brasil em 9 de março, de la Cámara disse que tratativas nesse sentido devem ser iniciadas com o Itamaraty.

— Essa é uma questão que vamos conversar — disse o embaixador, que participou de almoço oferecido ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, pela Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil, em São Paulo.

— Creio quer o Brasil neste momento tem necessidade de trabalhadores altamente qualificados, e a Espanha tem muitos jovens profissionais que não têm trabalho.

Os espanhóis que chegaram na segunda-feira ao Brasil encontraram um controle mais rigoroso para entrar no país, medida que entrou em vigor para fazer cumprir o princípio diplomático da reciprocidade. Com isso, o Brasil passou a adotar exigências semelhantes às aplicadas para a entrada de brasileiros na Espanha.

Leia mais em Espanha quer propor acordo ao Brasil para entrada de turistas