sábado, 11 de setembro de 2010

Clima - ceticismo perde mais espaço

Via Estadão, há 407 dias sob censura
Por Washington Novaes
10.09.2010

Ficou muito mais difícil para os chamados "céticos das mudanças climáticas" continuarem a negar que elas se têm intensificado em consequência do aumento da temperatura na Terra, com forte contribuição das ações humanas para o processo. Um Comitê de Revisão dos Procedimentos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, órgão científico da Convenção do Clima), liderado pelo InterAcademy Council (o IAC, que reúne sociedades acadêmicas de vários países), concluiu que o processo dirigido pelo IPCC precisa aperfeiçoar seus procedimentos, como acentuou editorial deste jornal (5/9, A3). Mas que, no todo, "serviu bem à sociedade".


"O engajamento de muitos milhares dos mais destacados cientistas e outros pesquisadores no mundo no processo e na comunicação sobre a compreensão das mudanças climáticas, seus impactos e a possível estratégia de adaptação e mitigação é uma conquista considerável em si mesma", diz o parecer do IAC. "Da mesma forma, o compromisso dos governos para o processo e sua aceitação dos resultados são uma indicação clara do êxito. Através de uma parceria maior entre cientistas e governos, o IPCC ampliou a consciência do público sobre mudanças climáticas, elevou o nível do debate científico e influenciou a agenda científica de muitas nações."

O IAC critica alguns pontos da atuação do IPCC, principalmente a conclusão precipitada de que as geleiras do Himalaia se derreteriam até 2035. E entende que o painel precisa modernizar sua estrutura, trabalhar mais a complexidade de certos fenômenos, ter "mais transparência em seus procedimentos", instituir um comitê executivo, limitar a um mandato os poderes dos seus executivos. De modo geral, entretanto, reconhece o valor dos quatro relatórios do IPCC.

Os "céticos" enfrentam também, no mesmo momento, uma mudança radical de postura de Bjorn Lomborg, autor do livro O Ambientalista Cético, que tanto furor causou há poucos anos. Surpreendentemente, ele declara agora que vai começar a enfrentar o problema das mudanças climáticas - em lugar de negá-las. Continua

Veja também:
- Banco de notícias
- Lula pediu votos para candidato preso
- Un informe belga detalla que 13 menores se suicidaron por abusos de religiosos
- Cinco nuevos suicidios en France Télécom
- EE UU declara inconstitucional la ley contra los homosexuales en el Ejército
- Contador também usou documento falso para violar sigilo do genro de Serra
- Denúncia de aposentado abre outra investigação sobre quebras de sigilo
- Nova pesquisa Datafolha com intenções de voto para presidência
- MP vai denunciar padre que tentou sair com 53 mil euros
- Papa reconhece perda de fiéis pela Igreja Católica brasileira e pede a bispos esforços de evangelização
- STM nega a Dilma acesso a próprio processo


Book Crossing Brasil