sexta-feira, 16 de março de 2012

Bacia de Campos: descoberto novo ‘vazamento’

Via blog do Josias de Souza
15.03.2012


A Agência Nacional do Petróleo informa: detectou-se novo vazamento de petróleo no campo do Frade, na Bacia de campos. Trata-se do mesmo campo que, sob exploração da americana Chevron, vertera 3 mil barris de óleo no mar em novembro do ano passado.

A ANP não sabe dizer, por ora, a quantidade de óleo que vazou. Guiando-se pelo tamanho da mancha que colore a superfície do oceano, sustenta que o novo vazamento é pequeno. Mais cedo, também a Chevron, havia confirmado o ressurgimento da encrenca. Em nota, a empresa escreveu:

“A Chevron Brasil identificou durante o monitoramento do Campo Frade pequena mancha e uma nova fonte de afloramento. As agências [governamentais] foram notificadas. Dispositivos de contenção foram imediatamente instalados para coletar gotas, pouco frequentes.”

A reiteração da encrenca escala as manchetes nas pegadas de um pedido da Chevron para retomar a operação que mantinha na Bacia de Campos. Há dois dias, a ANP decidiu manter a proibição que impusera à Chevron no final de 2011. Não autorizou a empresa a realizar novas perfurações.

fonte

Visite o blog do Josias de Souza