No ensino médio, 58% não sabem básico de matemática
Maioria dos concluintes tem desempenho abaixo do esperado, aponta Saresp.
Apenas 4,2% dos estudantes que concluíam o ensino médio da rede estadual paulista em 2011 tinham um conhecimento adequado em matemática. Seis em cada dez não sabiam nem o básico do que era esperado para a série na mesma disciplina.
A informação faz parte do balanço do Saresp, exame do governo paulista que avalia anualmente o conhecimento de matemática e português de estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Os dados foram divulgados ontem (7) à tarde.
O balanço mostra que 58,4% dos alunos do 3º ano do ensino médio tiveram desempenho considerado "abaixo do básico" (insuficiente) em matemática, no conceito adotado pelo estado. Isso significa dizer, por exemplo, que a maioria dos estudantes de 17 anos não sabia resolver problemas de equação de segundo grau com duas incógnitas. A proporção de estudantes que ficou nessa categoria aumentou em relação a 2010 - ano em que ficou em 57,7%.
Além do "abaixo do básico" e do "adequado", a escala tem ainda o "avançado" (para estudantes que sabiam mais do que o requerido, onde estão 0,3% dos alunos) e o "básico" (37,1%) - nesse nível, o conhecimento dos conteúdos é considerado mínimo; no "adequado", o conhecimento é visto como pleno. Continua