sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mãe conta em livro como o pai de seu filho abusava dele sexualmente

Via Mulher 7x7 - Por Kátia Mello - 27.01.2010


Imagine um dia você conversando com seu filho de dois anos e poucos meses quando, de repente, ele lhe revela que o pai dele faz uma brincadeira de “mágica” para bolinar o seu corpinho. Imagine seu pequeno e amado filho reclamando de que o papai está fazendo. “Doeu meu bumbum, mami”, disse a criança. Essa é uma história real, chocante, de uma advogada paulistana de classe média que conta as amarguras dos abusos sexuais cometidos pelo pai de sua criança no livro Uma chance para Lucas – a história de um crime hediondo (ed. da Praça), que acaba de ser lançado no país. A autora Paula Belmanto trocou o seu nome, de seu filho e das pessoas envolvidas, assim como as cidades e datas para preservar a integridade de “Lucas”.

Foram seis longos anos de batalha judicial para destituir o poder paterno. Durante esse período, Paula ainda sofreu um processo de calúnia do pai da criança e teve que suportar oito meses de visitas monitoradas do pai, mesmo depois de saber dos abusos. Isso para que a morosa justiça brasileria pudesse andar com o processo. Foram anos de muita tristeza, desespero e reflexões. O tempo todo Paula tentava entender as razões que levam um pai explorar sexualmente seu próprio filho.“Eu me perguntava: como ele pode fazer isso, como eu não percebi?”.
Em uma das cenas que mais a fez sentir culpa, ela lembra que a empregada chegou a lhe mostrar uma cuequinha de Lucas machada de sangue. Mas ela nunca associou a uma violência e pensou que fosse algum probleminha de saúde de Lucas.

Hoje Lucas é um adolescente feliz e Paula conseguiu retomar sua vida. Ela diz que decidiu se expor para poder alertar outras famílias sobre a gravidade dos abusos em menores e como isso é comum nos lares brasileiros. Paula Belmanto descobriu a duras penas que 40% dos abusos sexuais no país são realizados pelos próprios pais, contra 30% de padrastos e namorados das mães. E isso independe da classe social, origem étnica e formação educacional de quem comete a violência sexual. Portanto, esse livro é um alerta para as famílias. No Brasil, as denúncias vem aumentando e logo abaixo da entrevista com Paula, coloco um link para você se informar como denunciar, caso saiba de algum caso. Continua


Legenda da imagem:
Uma chance para Lucas de Paula Belmanto