domingo, 24 de janeiro de 2010

São Paulo deixa professor reprovado dar aula

Via Estadão, há 177 dias sob censura - 23.01.2010
Por Luciana Alvarez e Fábio Mazzitelli

Avaliação reprova metade dos professores temporários de SP
Resultado obrigou Estado a rever regras e admitir que eles poderão dar aulas neste ano


Dos 182 mil professores temporários que fizeram em dezembro a prova de seleção do governo paulista, 48,4% - ou 88 mil - não alcançaram a nota 5, a mínima para lecionar. O desempenho no exame, porém, pode ter sido ainda pior, já que até 20% da nota final vêm de uma pontuação recebida pelos anos de serviço na rede. O secretário do Estado da Educação, Paulo Renato Souza, admitiu que docentes reprovados poderão dar aulas na rede em 2010.

Segundo ele, isso acontecerá se não houver número suficiente de professores da área - matemática e física são as com maior probabilidade - para as cerca de 5,3 mil escolas. Os temporários são professores que não realizaram concurso público, mas dão aulas na rede.

Até ontem, as regras da prova os impedia de assumir aulas se não atingissem a nota mínima. Isso valia até mesmo para os que tivessem três anos ou mais de rede, considerados estáveis por uma lei de 2007. Nesse caso, eles ficariam com uma jornada de trabalho de 12 horas semanais em atividades de apoio à sala de aula. Continua