segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

OMS anuncia revisão de critérios de pandemias após gripe A

Via O Povo/ Agência Estado - 23.01.2010

Após a descoberta de vínculos entre consultores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e empresas fabricantes de vacinas contra a gripe A H1N1, entidade vai rever critérios para anúncio de "pandemias"

Pressionada e investigada por conta da gripe suína, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que irá rever suas regras para a declaração de futuras pandemias. Na última segunda-feira, a diretora da entidade, Margaret Chan, admitiu que começará a rever quais são os critérios para a declaração de uma pandemia. Na terça-feira, o Parlamento do Conselho da Europa iniciou uma investigação para apurar o comportamento da OMS e o fato de que alguns de seus cientistas estiveram na folha de pagamento de empresas que hoje são vendedoras de remédios contra a gripe A.

A acusação na Europa contra a OMS veio depois que a imprensa dinamarquesa obteve oficialmente informações de que membros do grupo criado para sugerir medidas à entidade era formada, entre outras pessoas, por cientistas financiados por empresas do setor. Há oito meses, a OMS decretou que o vírus H1N1 havia saído do controle e que o mundo vivia a primeira pandemia do século XXI. Para chegar a essa declaração, a OMS tinha como critério apenas a difusão em mais de dois continentes do vírus, o que de fato ocorreu com o H1N1.

Países passaram a gastar milhões para se preparar e a indústria farmacêutica focou toda sua atenção na nova doença. Menos de um ano depois, o saldo do vírus é outro. As mortes foram bem mais reduzidas que se esperava, enquanto milhões de vacinas passaram a ficar encalhadas nos depósitos dos governos. Só a França gastou mais de 2 bilhões de euros em sua preparação. Continua