quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

E assim se passaram mais de 10 anos: uma retrospectiva em hiperlinks

Via Contemporânea
Por Carla Rodrigues


A primeira década do século 21 é tão, mas tão estranha, que começa no ano errado. A “virada” foi intensamente comemorada quando passamos de 1999 para 2000 temendo o “bug do milênio” – a então aterradora ameaça de os computadores nos deixarem na mão e o sistema cair definitivamente.

O sistema não caiu, apesar de todas as previsões. Ao contrário, o sistema continua mais forte do que nunca, como parte cada vez mais importante da vida cotidiana. Se houve algum colapso, não foi nos computadores, mas em corpos que já não agüentam mais correr para dar conta de tantas exigências.

Do “bug do milênio” para cá, nossa dependência da tecnologia só fez aumentar e a vã promessa de que mais computadores nos dariam mais tempo livre nunca se concretizou. O ritmo de aceleração dessa primeira década mostra que uma das marcas do novo século é a velocidade.
Foi veloz, por exemplo, a explosão dos blogs depois que o atentando ao World Trade Center destruiu as torres gêmeas no 11 de setembro de 2001, oficialmente o primeiro ano da década.

Registros de preferências pessoais de leitura desde 1998, quando foram criados, à forma alternativa de comunicação, os blogs foram o início de um processo que culminou por ser chamado de web 2.0, termo que só seria cunhado em 2004 para definir esse ambiente de interação e participação que se traduz em redes sociais e aplicativos colaborativos.

Se só uma jogada de marketing ou de fato um acontecimento, pouco importa.

A década 2001-2010 começou em 1999 com o nosso reconhecimento de que dependíamos do sistema não cair para continuar vivendo e chegou ao final com a tecnologia de informação na palma da mão.

Somos no planeta cinco bilhões de usuários de telefones celulares, uma base que aos poucos vai dando lugar aos aparelhos inteligentes, com acesso à internet e a todos seus serviços, nos lançando num estado de hiperconectividade que ainda terá conseqüências ao longo do século.

Quais, impossível saber só pelo que aconteceu nesses primeiros 10 anos. Continua