domingo, 19 de dezembro de 2010

Novas relações de poder

Via blog do Noblat
Por Merval Pereira, O Globo
18.12.2010


O ponto central dos estudos do sociólogo Manuel Castels, professor da Universidade Southern California, sempre foram as relações de poder. No seu novo livro “Comunicação e Poder”, ele chega à conclusão de que as redes de comunicação social mudam a lógica do poder na sociedade atual, e já não se pode fazer política se não se leva em conta a crescente autonomia e o dinamismo da sociedade, utilizando a desintermediação dos meios de comunicação.

Com o caso Wikileaks em pela evolução, provocando discussões sobre o papel dos novos meios de comunicação, o livro de Castels torna-se fundamental para entender o que se passa.

Ele ensina que como as redes organizam o mundo das finanças, da produção, da comunicação, da política, das relações interpessoais, só uma teoria que parta da relação nessas redes de poder pode chegar a entender a prática social e política de sociedade atual.

“Cheguei à conclusão de que o poder era fundamentalmente o hábito da comunicação, e necessitava entender a transformação da comunicação para entender a transformação do poder”, disse ele em recente palestra no Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Ele revelou que durante seus estudos de neurociência para o livro, ele teve acesso a trabalhos que indicam que as pessoas não buscam informações para se informar, mas sim para confirmar o que já pensam. Continua