terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Manifesto pela libertação de Sakineh Ashtiani

Via Fundação José Saramago
13.12.2010

A Fundação José Saramago, cumprindo o seu objectivo de defesa dos direitos humanos e a pedido do jornal The Times, subscreve o manifesto pela libertação de Sakineh Ashtiani:




Sua Excelência Grande Ayatollah Sayyid Ali Hoseyni Khamenei, Líder Supremo da República Islâmica do Irão, e Excelentíssimo Mahmoud Ahmadinejad, Presidente da República Islâmica do Irão.

Sakineh Mohammadi Ashtiani já sofreu o suficiente. Obrigado pela pressão internacional a suspender a execução por apedrejamento por alegado adultério, o governo Iraniano está agora a tentar retomar a acusação de que matou o seu marido – acusação pela qual já foi julgada. Ela passou já cinco anos na prisão, e sofreu 99 chicotadas, enquanto o homem que foi condenado pelo assassinato do seu marido, e com quem alegadamente tinha um caso, está agora livre, após ter sido perdoado pelos filhos da Sra. Ashtiani.

Nós, abaixo-assinados, pedimos ao governo do Irão para libertar imediatamente a Sra. Ashtiani, o seu filho Sajad Ghaderzade, e o seu advogado, Javid Houtan Kian, da prisão. Continua


Leia também:
- Famosos pedem libertação de Sakineh em carta aberta
- La Règle du jeu