quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um novo ano e uma nova educação, artigo de Isaac Roitman

JC e-mail 4167, de 29 de Dezembro de 2010.
Um novo ano e uma nova educação, artigo de Isaac Roitman


"Não teremos o país que almejamos se não tivermos educação de qualidade para todos os jovens, alicerce de uma democracia"

Isaac Roitman é professor aposentado da Universidade de Brasília e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da SBPC. Artigo publicado no "Correio Braziliense":

Um novo ano e um novo governo inspiram novos sonhos e expectativas. O maior dos sonhos, o de o Brasil se tornar um país justo e soberano. Podemos até ter uma conjuntura econômica favorável, construída nos últimos anos. No entanto, não teremos o país que almejamos se não tivermos educação de qualidade para todos os jovens, alicerce de uma democracia. Avaliações nacionais e internacionais revelam uma lamentável realidade, principalmente na educação básica.

Em julho, ainda candidata, Dilma Roussef participou de debate na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Após discursar, foi feita a ela a seguinte pergunta: "Se eleita, fará o possível e o impossível para que até 2014 o piso salarial do professor de ensino básico seja de R$ 4 mil?" Ela respondeu: "Não posso fazer promessas com números, pois, se não conseguir cumprir, estarei fazendo falsas promessas. No entanto, tentarei fazer o possível e o impossível para termos o piso proposto, que acho adequado". Continua


Veja também:
- Sala de aula
- A família no fogo cruzado da educação contemporânea - Julio Groppa Aquino
- Educação moral e tédio (Do Tédio ao Respeito de Si: Educação Moral e Formação Ética) – Yves de La Taille
- Filhos… melhor não tê-los?