segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Poluição eleva taxa de infertilidade em controladores de tráfego

Via Agência USP de Notícias
Por Marcelo Pellegrini - marcelo.pellegrini.filho@usp.br
10.12.2010


Exposição intensa à poluição veicular causa
 redução na fertilidade masculina
Na cidade de São Paulo, uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) com os controladores de tráfego, mais conhecidos como “marronzinhos”, mostra que estes homens possuem um maior nível de espematozoides anormais devido a exposição intensa à poluição veicular.

Segundo estudo da biomédica Juliana Andrietta, a poluição veicular foi responsável pelo aumento da taxa de infertilidade desses trabalhadores. O estudo envolveu 61 controladores de tráfego férteis que atuam na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, e outros 198 homens comprovadamente férteis (grupo controle), que integram o grupo de pré-vasectomia do ambulatório de Urologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Os dados para a pesquisa foram obtidos com marronzinhos que atuam na região das avenidas Doutor Arnaldo e Radial Leste. Estes agentes de trânsito trabalham nas ruas, expostos aos gases poluentes, aproximadamente 6h40 por dia, segundo informações da CET. O estudo da FMUSP, foi realizado entre junho de 2007 e fevereiro de 2009, e teve a orientação dos professores Jorge Hallak e Paulo Saldiva, ambos da FMUSP.

Mais lentos
Durante a primeira consulta, foram coletados sangue e sêmen de todos os participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que a exposição dos trabalhadores à poluição veicular interferia na qualidade de seu sêmen. “Os espermatozoides dos controladores possuíam anomalias morfológicas, ou seja, deformações. Além disso, eram mais lentos”, segundo Juliana. Continua