quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Vida e morte no Facebook

Via Mulher 7x7
Por Letícia Sorg
13.12.2010


Muito de nossas vidas está online, em posts em blogs, tweets, atualizações do Facebook ou do Orkut. No dia a dia, esses pedaços de informações nos colocam em contato com nossos amigos. Lidos um atrás do outro, esses fragmentos contam quem somos: falam do nosso estado de espírito, dos nossos interesses, do que fazemos ou gostaríamos de fazer, de quem conhecemos. Eles, de certa forma, contam a história de nossas vidas.

Com essa ideia em mente, o artista Maxime Luère lançou um vídeo que fez sucesso há um tempinho no Facebook. Tinha incluído o clipe aqui, mas ele foi retirado do YouTube. Para quem não viu, ele reunia os posts e as alterações de status mais relevantes da vida de uma pessoa. O começo de um namoro, o fim do relacionamento, o começo de um novo, o casamento, a foto do filho, as viagens, e uma sucessão frenética de informações até a velhice. E, enfim, o logout. Era uma história feliz, na minha opinião.

Neste fim de semana, o Washington Post contou a história de uma vida real e triste usando o Facebook. O jornal reuniu posts de Shana Greatman Swers, uma consultora americana de 35 anos que tinha o hábito de dividir sua vida com seus amigos da rede social. Casada com Jeff há três anos, ela anunciou pelo Facebook a felicidade de ficar grávida, os desejos estranhos e a chegada da mãe para acompanhar o parto. Continua