sábado, 12 de outubro de 2013

Movimentos contra o uso de agrotóxicos realizam o 1º Encontro Muda SP


JC e-mail 4832, de 11 de outubro de 2013
Movimentos contra o uso de agrotóxicos realizam o 1º Encontro Muda SP


Movimento Urbano de Agroecologia acontece de 12 a 16 de outubro no Centro Cultural São Paulo 

O Movimento Muda- SP é uma iniciativa conjunta de pessoas e organizações que atuam nas áreas de ecologia, agricultura sem venenos, convívio nos espaços urbanos, comércio justo, educação ambiental, gastronomia saudável, segurança alimentar e saúde pública, incluindo setores do poder público executivo e legislativo do município.

De acordo com Susana Prizendt, Coordenadora da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida em São Paulo, o movimento tem por objetivo sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam para a saúde tanto de quem produz como quem consome alimentos, além de danos muitas vezes irreversíveis para o solo, mananciais, fauna, flora e o a própria saúde do planeta.

O 1º Encontro Muda SP tem como foco central a sinergia dos vários atores sociais públicos e privados no sentido de formar massa crítica sobre a as questões que envolvem a sustentabilidade e a qualidade de vida, seja no ambiente rural ou urbano, sobre temas como mobilidade, alimentação, solo e cultivo, e as questões da ampliação do papel do cidadão na construção de uma sociedade mais justa, menos consumista, menos individualista e mais coletiva.

Não é por acaso que o encontro começa no dia 12 de outubro, dia das crianças, e termina em 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. O dia 16 de outubro de 1945 marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. O Dia Mundial da Alimentação foi estabelecido em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.

O Encontro Muda SP acontecerá em vários espaços dentro do Centro Cultural São Paulo, na região do Paraíso e prevê uma intensa programação durante os 5 dias de evento.

Programação do 1º Encontro Muda SP
O primeiro encontro MUDA-SP - Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo - acontece nos dias 12, 13, 15 e 16 de outubro no Centro Cultural de São Paulo, em parceria com a Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP e como parte da programação que dialoga com a X Bienal de Arquitetura, inserindo a questão alimentar como um eixo básico da organização espacial e social do município.

12/10 - sábado
9h Mutirão: plantio e manejo na horta orgânica do CCSP - Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)
10h30 Passeio verde: reconhecendo as árvores da nossa cidade - Local de saída: Horta Comunitária CCSP - Jardim Suspenso (lado 23 de maio)
13h Piquenique de trocas de sementes e mudas - Horta Comunitária CCSP - Jardim Suspenso (lado 23 de maio)
14h Oficinas para as crianças: mandalas de sementes + Oficina Fashion Roots: criando adereços com a diversidade da naturezana área de convivência (entrada do Piso Flávio de Carvalho)
14h30 Contação de histórias para crianças - Horta Comunitária CCSP - Jardim Suspenso (lado 23 de maio)
15h Feira de troca de brinquedos com Dupla Caipira de Reggae - Área de convivência (entrada do Piso Flávio de Carvalho)
16h Premiação dos agricultores - Pacto Mundial Consciente Brasil- Área de convivência (entrada do Piso Flávio de Carvalho)
18h"design your free local menu" - Cozinha experimental colaborativa com: grupo Fruitmap (Áustria) em parceria com Hortelões Urbanos Come-se e Árvores Vivas- Jardim Suspenso (lado rua vergueiro)

13/10 - domingo
Na Horta Comunitária CCSP/ Jardim Suspenso (lado 23 de maio) e Cozinha experimental colaborativa jardim suspenso (lado rua vergueiro)
10h Re-conhecendo o que nos nutre - Oficina: Pesto de capuchinha e suco verde
11h30 Alimentação saudável e saborosa - Oficina: Culinária e saúde, com Ana Tomazoni (Slowfood)
12h30 Degustação - Lanche coletivo na horta do Ciclista (Av. Paulista)
15h Cultivando alimentos e plantas medicinais - Oficina de plantio caseiro, sem veneno e com arte
16h30 Nutrindo o solo para que nos dê bons frutos - Oficina de compostagem doméstica
18h Bate-papo: Grupos de Consumo, com ComerAtivaMente dia 15/10 - terça
13h30 O solo - Palestras (20 minutos cada):
- Secretaria Municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo com o projeto Ciclo Vida
- Morada da Floresta com o projeto das composteiras domésticas
- Resíduos Sólidos e desperdício de alimentos - Samuel do Instituto Vitae Civilis
- O solo Biodinâmico com Joyce do IBD - Instituto Biodinâmico
- Experiência de compostagem e cultivo no Shopping Eldorado
15h10 Debate
16h30 O cultivo - Palestras (20 minutos cada):
- COPERAPAS e o plantio nas áreas de preservação do município com Geraldino (presidente)
 - Plantando e gerando renda na zona leste - Seu Genival Cidade Sem Fome
- Mokiti Okada e seu sistema de cultivo
- MST e assentamentos agroecológicos
- Hortelões Urbanos e hortas nas praças com Cláudia Visoni
18h10 Debate19h Exibição do documentário Ciclovida: Lifecycle

16/10 - quarta
Dia Mundial da Alimentação e Segurança Alimentar
Manhã - 9h Ato na Câmara Municipal pela segurança alimentar
Tarde- CCSP na Sala de Debates
13h30 O alimento - Palestras (20 minutos cada):
- COMUSAN - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;
- Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida;
- Revolução da Colher - Ativismo pela paz no prato;
- Slowfood - Saberes e sabores de nossa cultura;
- FSP-USP - Agroecologia e promoção da saúde
- Dr. Alberto Gonzáles, o ciclobiogênico e a saúde alimentar e planetária
- Novo Guia Alimentar
- HSI - criação de animais e ética;
16h30 Roda de conversa
17h30 Debate e carta final do encontro
19h Coquetel de encerramento

Sobre a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida
A Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida tem o objetivo de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam, e a partir daí tomar medidas para frear seu uso no Brasil.

Hoje já existem provas concretas dos males causados pelos agrotóxicos tanto para quem o utiliza na plantação, quanto para quem o consome em alimentos contaminados. Ao mesmo tempo, milhares de agricultores pelo Brasil já adotam a agroecologia e produzem alimentos saudáveis com produtividade suficiente para alimentar a população.

Os Agrotóxicos no Brasil
O Brasil é o líder do ranking mundial de consumo de agrotóxicos. O uso excessivo dos agrotóxicos está diretamente relacionado à atual política agrícola do país, adotada desde a década de 1960. Com o avanço do agronegócio, cresce um modelo de produção que concentra a terra e utiliza altas quantidades de venenos para garantir a produção em escala industrial. O campo passou por uma "modernização" que impulsionou o aumento da produção, no entanto de forma extremamente dependente do uso dos pacotes agroquímicos (adubos, sementes melhoradas e venenos). Assim, mais de um milhão de toneladas de venenos foram jogados nas lavouras somente em 2010, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.

Os ingredientes ativos presentes nos agrotóxicos podem causar esterilidade masculina, formação de cataratas, evidências de mutagenicidade, reações alérgicas, distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares, no sistema imunológico e no sistema endócrino, ou seja, na produção de hormônios, desenvolvimento de câncer, dentre outros agravos à saúde. O uso de agrotóxicos está deixando de ser uma questão relacionada especificamente à produção agrícola e se transformando em um problema de saúde pública e preservação da natureza.

Objetivos da Campanha
  • Construir um processo de conscientização na sociedade sobre a ameaça que representam os agrotóxicos, denunciando os seus efeitos degradantes à saúde (tanto dos trabalhadores rurais como dos consumidores nas cidades) e ao meio ambiente (contaminação dos solos e das águas)

  • Fazer da campanha um espaço de construção de unidade entre ambientalistas, camponeses, trabalhadores urbanos, estudantes, consumidores e todos aqueles que prezam pela produção de um alimento saudável que respeite ao meio ambiente;

  • Denunciar e responsabilizar as empresas que produzem e comercializam agrotóxicos. Criar formas de restringir o uso de venenos e de impedir sua expansão, propondo projetos de lei, portarias e outras iniciativas legais.

  • Pautar na sociedade a necessidade de mudança do atual modelo agrícola que produz comida envenenada para um modelo baseado na agricultura camponesa e agroecológica

Algumas das principais exigências da Campanha
  • Exigir que o MDA e Banco Central determinem a que seja proibido a utilização dos Créditos oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF para a aquisição de agrotóxicos, incentivando a aquisição/utilização de insumos orgânicos e a produção de alimentos saudáveis;

  • Exigir da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - a reavaliação periódica de todos os agrotóxicos autorizados no país, além de aprofundar o processo de avaliação e fiscalização à contaminação de água para consumo público;

  • Que os governos estaduais e assembleias legislativas proíbam a pulverização aérea (feita pela aviação agrícola) de agrotóxicos em seus estados;

  • Que o Ministério da Saúde organize um novo padrão de registro, notificação e monitoramento no âmbito do Sistema Único de Saúde dos casos de contaminações, seja no manuseio de agrotóxico, seja na contaminação por água, meio ambiente ou alimentos, orientando a todos profissionais de saúde para esses procedimentos;

  • Exigir que o Ministério Público Estadual e Federal, e organismos de fiscalização do meio ambiente, fiscalizem com maior rigor o uso de agrotóxicos e as contaminações decorrentes no meio ambiente, no lençol freático e nos cursos d'água.

Mais informações estão disponíveis no site:www.contraosagrotoxicos.com.org

Serviço
1º Encontro Muda SP- Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo
Período: de 12 a 16 de outubro de 2013
Local: CCSP- Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro 1000- Paraíso - São Paulo
Entrada franca
Mais Informações:

(Ascom do Muda)