quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SBPC condena invasão ao Instituto Royal


JC e-mail 4845, de 30 de outubro de 2013
SBPC condena invasão ao Instituto Royal


Helena Nader e Regina Markus gravam vídeos em que se posicionam sobre os recentes acontecimentos relacionados à experimentação animal

A presidente da SBPC, Helena Nader, também pesquisadora e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) defende o trabalho do Instituto Royal e condena a sua invasão. O instituto realiza estudos de avaliação de risco e de segurança de novos medicamentos.

Ao condenar a invasão de ativistas ao Instituto Royal, em São Roque, a 59 quilômetros de São Paulo, na madrugada de sexta-feira (18), levando 178 cães da raça beagle e sete coelhos, Helena acrescentou que o Instituto Royal é fundamental para o cenário da pesquisa brasileira.

Caso o Brasil venha a proibir os testes de medicamentos em animais, Helena diz que quem será prejudicada é a própria população. O vídeo com a opinião de Helena na íntegra está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=T4WujoW9v_c.

Reforçando tal posicionamento, a secretária da SBPC, Regina Pekelmann Markus, biomédica e professora titular de Fisiologia da USP, afirma que os cientistas têm trabalhado para reduzir o uso de animais em pesquisas de medicamentos. Acrescenta, entretanto, que para estudos complexos os animais ainda são necessários.

Segundo Regina, o Instituto Royal segue todos os protocolos internacionais. O vídeo com o posicionamento de Regina na íntegra está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=MPR6iohiWeM.