quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Roberto: ‘Não somos censores!’ E são o quê?

Via blog do Josias de Souza
Por Josias de Souza
30.10.2013





O grupo ‘Procure Saber’ levou um vídeo à internet na noite passada. Na peça, os biografáveis Gilberto Gil, Roberto Carlos e Erasmo Carlos se reposicionam no debate sobre a produção de biografias no país. Antes, defendiam a manutenção de dispositivos do Código Civil que condicionam a publicação desse tipo de livro à autorização prévia dos biografados ou, quando mortos, dos seus parentes. Agora, afirmam buscar o “ponto de equilíbrio” entre dois direitos constitucionais: o direito à privacidade e o direito à informação.
“Não somos censores”, declara a certa altura, em timbre peremptório, Roberto Carlos. “Nós estamos onde sempre estivemos. Pregando a liberdade, o direito às ideias, o direito de sermos cidadãos que têm uma vida comum, que têm família e que sofrem e que amam…” Embora o Rei soe no vídeo menos confuso do que soara na entrevista de domingo passado, ele continua não fazendo nexo.
Não é preciso procurar muito para saber que, com a ajuda de Roberto Carlos, há hoje no Brasil três tipos de biografias. Além das autorizadas e das não autorizadas, existem as censuradas. Escrita por Paulo Cesar Araújo, ‘Roberto Carlos em Detalhes’ é, desde 2007, uma biografia do terceiro tipo. Enquanto a autocrítica do cantor não incluir a liberação da obra, sua trova sobre biografias não fará sentido.
Continua.