quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Secretária-executiva de painel da ONU chora ao falar sobre mudanças climáticas


JC e-mail 4840, de 23 de outubro de 2013
Secretária-executiva de painel da ONU chora ao falar sobre mudanças climáticas


Christiana Figueres, chefe do IPCC, ficou emocionada ao falar sobre impacto das alterações nas futuras gerações em conferência em Londres

Secretária-executiva do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), a costa-riquenha Christiana Figueres fez uma defesa apaixonada das negociações em torno de um novo acordo global para combater o problema em conferência nesta segunda-feira em Londres. Em seu discurso durante o evento, Figueres reclamou da lentidão nas conversas, mas mostrou-se otimista quanto à possibilidade de em 2015 ser assinado um acerto que obrigue o cumprimento de metas de redução da emissão de gases do efeito estufa pelos principais países poluidores do mundo a partir de 2020.

- Sempre fico frustrada com o ritmo das negociações, nasci impaciente - disse Figueres. - Estamos avançando muito, muito devagar, mas estamos indo na direção certa e é isso que me dá coragem e esperança.

E Figueres manteve o tom apaixonado depois do discurso. Abordada por um repórter da rede britânica de TV BBC, que lhe perguntou sobre o impacto das mudanças climáticas, ela ficou emocionada e chegou a chorar.

- Estou comprometida com (a luta contra) as mudanças climáticas por causa das futuras gerações e não por nós, certo? Nós estamos partindo daqui - disse. - Simplesmente sinto que é totalmente injusto e imoral o que estamos fazendo com as futuras gerações. Estamos condenando elas antes mesmo de elas nascerem. Mas temos uma escolha sobre isso, esta é a questão, temos uma escolha. Se (as mudanças climáticas) forem inevitáveis, então que sejam, mas temos a escolha de tentar mudar o futuro que vamos dar às nossas crianças.

(O Globo)