sábado, 5 de outubro de 2013

Poluentes do diesel atrapalham abelhas a encontrarem flores


JC e-mail 4827, de 04 de Outubro de 2013.
Poluentes do diesel atrapalham abelhas a encontrarem flores


Perda de eficiência na polinização pode afetar a segurança alimentar global, dizem pesquisadores

A queima de diesel lança poluentes na atmosfera que podem afetar a capacidade das abelhas de reconhecerem o cheiro das flores. De acordo com pesquisa da Universidade de Southampton, do Reino Unido, os odores florais são fundamentais para que o inseto localize, identifique e reconheça a planta da qual ele extrai o néctar. Os coordenadores da pesquisa, Tracey Newman e o professor Guy Poppy, ressaltam que a perda de eficiência na polinização afeta a segurança alimentar global.

O trabalho, publicado no periódico "Scientific Reports" nesta quinta-feira, analisou os odores das flores em dois ambientes: um ar limpo e outro contaminado por poluentes do diesel. No primeiro caso, o cheiro das plantas não foi alterado. No segundo, dois de oito elementos produzidos nas flores desapareceram completamente em apenas um minuto, alterando o perfil químico das substâncias de odor.

De acordo com os pesquisadores, os gases NOx (óxidos nitrosos) foram os principais responsáveis pela mudança do cheiro das flores para um novo odor que já não é mais reconhecido pelas abelhas. Polinizando menos as flores, as abelhas passam a contribuir com menor intensidade para a produção agrícola em todo o mundo.

- As abelhas têm um olfato sensível e uma excepcional capacidade de aprender e memorizar novos odores - explicou Tracey. - Mas os gases NOx representam alguns dos mais reativos produzidos a partir da combustão de diesel e de outros combustíveis fósseis. Nossos resultados sugerem que a poluição altera os componentes do odor floral, o que afeta o reconhecimento da planta pela abelha.
 
(O Globo)
http://oglobo.globo.com/ciencia/poluentes-do-diesel-atrapalham-abelhas-encontrarem-flores-10237990#ixzz2glKzyh00

***

Leia também:
O colapso das colônias de abelhas e a ameaça à segurança alimentar - Dossiê EcoDebate