sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Biodiversidade desconhecida, editorial de "O Estado de SP"

JC e-mail 4115, de 13 de Outubro de 2010.
Biodiversidade desconhecida, editorial de "O Estado de SP":


"É quase total a falta de conhecimento do país sobre sua diversidade marinha - e sem conhecer é impossível proteger"
Leia o editorial:

País com mais de 10 mil quilômetros de costa e uma das maiores e mais diversificadas combinações de ecossistemas costeiros e marítimos do mundo, o Brasil apresentará na próxima reunião de avaliação das metas da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) um relatório pobre, que é quase uma confissão: colocou sob proteção legal apenas 1,5% desses ecossistemas, bem menos do que a meta de 10% que havia fixado, e conhece muito pouco de suas espécies marinhas.

A décima Conferência das Partes (COP 10) signatárias da CDB - documento aprovado na Conferência Rio-92 - será realizada no fim deste mês na cidade japonesa de Nagoya, com a presença de representantes de mais de 190 países. Eles avaliarão quanto se avançou no cumprimento das metas de preservação da fauna e da flora assumidas nas reuniões anteriores e definirão objetivos para os próximos dez anos.

Uma das metas mais relevantes anunciadas pelo Brasil era colocar 30% da Amazônia sob alguma forma de proteção legal. Esta foi alcançada, até com alguma folga, pois mais de 40% da área florestal está protegida, segundo o relatório a ser apresentado em Nagoya pelo governo brasileiro. A área protegida inclui terras indígenas e unidades de conservação estaduais e federais, como mostrou o repórter Herton Escobar, na edição de 3 de outubro do Estado.

Mas uma área de grande importância ambiental e econômica, os 4,2 milhões de quilômetros quadrados de território brasileiro cobertos pelo mar, continuou esquecida. Da pequena fatia de ecossistemas que o país conseguiu colocar sob proteção, a maior parte está em ambientes terrestres ligados ao mar, como restingas, praias e manguezais. Continua

Leia também:
- Banco de Notícias
- FHC chama Lula de mesquinho e o convida para conversa "cara a cara"
- "Elite transfere para Dilma ódio acumulado contra mim", diz Lula
- Deus no Palanque
- Dilma promete a igrejas vetar teses históricas do PT
- Serra defende união civil de homossexuais
- Lula defende união gay, que Dilma renegará em carta
- Para Vargas Llosa, Lula tem conduta 'esquizofrênica' no governo
- Azul e verde
- Pesquisas mostram início de possível onda pró-Serra