sábado, 16 de outubro de 2010

Não é só o aborto, a vida está em volta, artigo de Washington Novaes


JC e-mail 4117, de 15 de Outubro de 2010.
Não é só o aborto, a vida está em volta, artigo de Washington Novaes


"As preocupações do país são muito mais amplas e complexas do que querem fazer crer muitos diagnósticos"
Washington Novaes é jornalista. Artigo publicado em "O Estado de SP":

Parece pouco realista a discussão que corre em boa parte da comunicação e na internet baseada no pressuposto de que as posições dos dois candidatos à Presidência da República a respeito do aborto - e suas repercussões nas áreas de eleitores evangélicos e católicos - serão o fator determinante para a transferência, no segundo turno, de votos dos que escolheram a terceira candidata, Marina Silva, no primeiro turno.

Também parece pouco fundamentada a visão dos que se surpreenderam com o volume de votos obtido no primeiro turno por uma candidatura "ambientalista".

São visões que minimizam a importância que boa parte do eleitorado e da sociedade já confere às questões vistas por esse ângulo. E que já estavam patentes há algum tempo, pelo menos desde a reunião da Convenção do Clima em Copenhague, em dezembro. Importância que levou à capital dinamarquesa, para mostrar sua fidelidade às soluções ambientais, os três candidatos à Presidência, que ali fizeram pronunciamentos enfáticos sobre a gravidade dos eventos e as posições assumidas pelo governo brasileiro.

Tudo tão claro que levou o autor destas linhas a escrever neste espaço, em 18 de dezembro: "O Brasil não será o mesmo após esta reunião, qualquer que seja o desfecho. Mudanças climáticas e meio ambiente tenderão a deslocar-se para o centro do palco, principalmente na campanha eleitoral."

Quem acompanhava o noticiário de Copenhague não tinha como fugir a essa conclusão. Anunciava-se ali que em 2008 as mudanças climáticas haviam deixado 200 milhões de vítimas no mundo e mais de 200 mil mortos. Dizia a Agência Internacional de Energia (AIE) que seriam necessários investimentos de US$ 10,5 trilhões para substituir combustíveis fósseis e mais US$ 26,5 trilhões em novas tecnologias de energias renováveis. Continua

Leia também:
- Banco de Notícias
- Dilma resiste a assinar manifesto antiaborto
- Em carta, Dilma assina compromisso contra o aborto
- Campanha distribui em SP cartão com frase de Serra sobre Jesus
- Veja intenções de voto à Presidência por sexo e região, segundo Datafolha
- Saiba como a questão do aborto foi tratada nos governos FHC e Lula