Nas escolas públicas, deficiência de aprendizado
Dados do Todos pela Educação mostram que alunos concluem o ensino médio sem saber matemática e português
Os alunos das escolas públicas brasileiras não estão tendo o aprendizado adequado, conforme apontam dados divulgados na quarta-feira (1/12) pelo movimento Todos pela Educação.
Apenas 11% dos estudantes que terminam o 3º ano do ensino médio sabem o conteúdo apropriado de matemática e apenas 14,8% dos que concluem o ensino fundamental compreendem essa disciplina.
Em língua portuguesa, o desempenho é um pouco melhor, embora ainda muito baixo. Apenas 28,9% dos alunos que terminam o ensino médio (3º ano) têm o conteúdo adequado da matéria. Na conclusão do ensino fundamental, o índice não passa de 26,3%. E entre os alunos de 5ª série, chega a 34,2%.
Os dados fazem parte do relatório "De olho nas metas", elaborado anualmente pelo Todos pela Educação, grupo de especialistas e interessados em educação que acompanha cinco metas que devem ser cumpridas até 2022: toda criança de 4 a 17 anos deve estar na escola; toda criança deve estar plenamente alfabetizada até os 8 anos de idade; todo aluno deve ter aprendizado adequado à série; todo jovem deve concluir o ensino médio até os 19 anos; e os investimentos em educação devem ser ampliados.
A meta mais importante sugere que "70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é adequado para a sua série". Se a evolução continuar no ritmo atual o Brasil só vai atingi-la em 2050. Continua
Leia também:
- Lula dá receita do sucesso de Lula: ‘Fizemos o óbvio’
- Obras: prédio do Palácio sofre a ‘reforma da reforma’
- Ambientalistas condenam criação de 'museu' do Horto
- Rio: oficiais temem por segurança e 'contaminação' da tropa
- Rio: policiais civis e militares serão monitorados on line
- DF: Centro cirúrgico infestado por piolhos de pombos