sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cadê o Haiti? Cadê Bruna?

Via Observatório da Imprensa
Por Deonísio da Silva
25.05.2010


A mídia levanta assuntos, bombardeia o mundo inteiro com um tema ao qual ninguém pode ficar indiferente e pouco tempo depois abandona de tal modo o assunto que ninguém mais ouve falar dele.

Cito dois casos recentes. O que terá acontecido com as famílias dos mortos e desaparecidos das encostas do Rio nas recentes tragédias das chuvas? Semana passada me contaram que algumas empresas ainda estão com os donativos encaixotados, aguardando que sejam recolhidos. Os destinatários devem estar precisando muito dessas doações, mas provavelmente nem sabem que a conhecida generosidade do brasileiro fez com que fossem arrecadadas montanhas de donativos dos quais as instituições encarregadas de apoiar as vítimas ainda nem sabem o total. Qual foi o caminho das doações? Chegaram aos destinatários? Nenhum editor pautou esta matéria indispensável?

E o que houve com o Haiti? O povo está sendo socorrido? As vítimas do terrível terremoto, que levou de roldão também a heroína brasileira Zilda Arns, irmã do cardeal Evaristo Arns, foram beneficiadas pela ajuda internacional? Não sabemos. A mídia, nacional e internacional, esqueceu o Haiti, esqueceu a tragédia que vitimou o Rio de Janeiro, Niterói e outros municípios vizinhos, esqueceu Zilda Arns e, pasmem, esqueceu também Evaristo Arns, a quem tantos brasileiros devem a vida porque o cardeal teve a coragem de visitar as prisões e mostrar que aqueles que, às vezes, não podiam contar com ninguém, podiam contar com ele. Continua