quinta-feira, 27 de maio de 2010

Voo ameaçado

Via Revista Ciência Hoje
Por Bruna Ventura - 26.05.2010


Uma área equivalente a 11% do território nacional precisa ser preservada para que mais de cem espécies de aves ameaçadas continuem existindo. A conclusão é de um mapeamento inédito realizado por mais de 60 pesquisadores em todo o Brasil.

O mapeamento apontou as áreas do país que devem ser protegidas para evitar a extinção das aves. “O trabalho ajudou na criação de reservas e na implantação de políticas públicas para a conservação de várias espécies”, diz o biólogo Pedro Develey, diretor de conservação da Sociedade para a Conservação das Aves no Brasil (Save Brasil), entidade responsável pelo estudo.

Realizado em parceria com a BirdLife, o mapeamento foi dividido em duas partes e contou com o trabalho de ornitólogos e biólogos. Eles analisaram 450 áreas e cerca de 700 espécies. “A primeira parte ficou pronta em 2006 e contemplou os 15 estados do domínio da mata atlântica. No total, 163 áreas foram mapeadas”, revela Develey.

A segunda parte acaba de ser lançada pela Save Brasil, com o registro das Áreas Importantes para a Conservação das Aves (IBAs, na sigla em inglês) no Brasil, contemplando a Amazônia, o cerrado e o Pantanal. Foram delimitadas 237 IBAs em todo o país. “Trata-se do primeiro mapeamento de todas as espécies de aves ameaçadas e endêmicas”, diz o biólogo. Continua

Legenda da imagem:
O maçarico-acanelado (ryngites subruficollis), que habita a região do Acre, é uma das espécies ameaçadas de extinção (foto: Joaquim Aldabe).


Leia também
Rio - Filha de bicheiro ignora a lei e desmata terreno