sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pela 1ª vez, Brasil vê acervo completo do teatro de sombras da China

Via Portal da Unesp - 27.05.2010


Exposição na Barra Funda percorre 24 séculos por meio de bonecos e máscaras orientais

O tradicional teatro de sombras da China, uma forma de arte com mais de dois mil anos, tem seus instrumentos, fantoches e sua história em exposição no Instituto de Artes (IA), câmpus da Barra Funda, em São Paulo. “A Tradicional Arte do Teatro de Sombras da China” fica aberta ao público até o dia 10 de junho (quinta-feira), pela primeira vez no Brasil, com seu acervo completo.

A mostra é realizada por meio de parceria do Instituto Confúcio da Unesp com a Embaixada da República Popular da China no Brasil e patrocínio do Banco Santander. “Parte do acervo foi exposto em Brasília e Fortaleza. E depois irá circular pela Europa”, conta o professor Luís Antonio Paulino, diretor do Instituto Confúcio.

Painéis com imagens e informações sobre a confecção dos bonecos e dos enredos das histórias estão dispostos nas paredes da galeria do IA, bem como em armações iluminadas pelo corredor de entrada. O conjunto das imagens é formado por animais, plantas, vestimentas, móveis e desenhos faciais, além de personagens masculinas e femininas da cultura chinesa.

Os materiais utilizados na fabricação das marionetes e cenários, como espátulas, tintas, pincéis, instrumentos musicais e outros objetos podem ser vistos pelo visitante. “As peças e imagens retratam a evolução técnica dessa arte. E é uma grande oportunidade para conhecer um traço tão importante da cultura chinesa”, salienta Paulino. Continua

Imagem: Daniel Patire