domingo, 11 de outubro de 2009

63% dos jovens trabalham sem concluir o ensino médio

Via Gazeta do Povo - 10.10.2009

Rio de Janeiro - Apesar dos avanços registrados nos últimos dez anos, quase dois terços dos jovens de 18 a 24 anos no Brasil ingressam no mercado de trabalho sem ter concluído o ensino médio. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais, divulgada ontem pelo IBGE, o percentual de brasileiros nesta faixa que havia, pelo menos, concluído o nível médio foi de 37% em 2008.

Olhando para trás, o avanço foi significativo, pois a taxa, que estava em 18% em 1998, dobrou em um período de dez anos. Apesar da melhoria, o Brasil ainda está distante do padrão de países desenvolvidos, tendo avançado em ritmo menor em relação a algumas nações.

Para o economista Fernando Veloso, do Ibmec/RJ, a meta de ter 100% dos jovens com o ensino médio completo está distante de ser atingida até por países ricos. No atual ritmo, o Brasil só atingirá daqui a 30 anos, diz Veloso, o nível atual de escolaridade e acesso ao ensino médio do Chile.

Ele afirma que o Brasil poderia ter objetivos mais realistas, inspirados em países de perfil parecido, como no caso chileno, onde, segundo a OCDE (Orga­­nização para a Cooperação e De­­sen­­volvimento Econômico), 64% da população de 25 a 34 anos tem nível médio completo. O Brasil, trabalhando com esse mesmo recorte de idade, tem 26 pontos a menos. Continua

***


Metade da população brasileira
não completou o ensino fundamental


Clique na imagem para ampliá-la





Cuidados na Net