quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Shakespeare teria escrito peça "Eduardo III" a quatro mãos

Via Portal Terra - 14.10.2009


Software prova que Shakespeare teve ajuda para escrever peça


Um software criado pela Universidade de Maastricht, na Holanda, para descobrir plágios de estudantes acabou servindo para demonstrar que Shakespeare escreveu a peça "Eduardo III" com a ajuda de outro dramaturgo da sua época.

Na opinião de Brian Vickers, especialista da obra de Shakespeare da Universidade de Londres, a comparação de frases utilizadas em "Eduardo III" com as de outras obras do início da carreira do autor comprova a colaboração de Thomas Kyd, um dos dramaturgos mais populares da época.

O professor britânico utilizou o software chamado "Pl@giarism" para comparar a obra, publicada em 1596, quando Shakespeare tinha 32 anos, com outras do mesmo período.

O software identifica frases de três ou mais palavras no texto de um determinado autor e procura textos parecidos sem autoria confiável. Em obras de diferentes autores, podem ser encontradas até vinte frases parecidas, já que existem muitas frases de uso comum.

No entanto, quando "Eduardo III" foi comparada com outras obras anteriores a 1596, foram descobertas até 200 palavras combinadas. Estas frases eram provenientes de quatro cenas, que equivalem a cerca de 40% da obra. Continua


Sobre o assunto veja também:
Computer program proves Shakespeare didn't work alone, researchers claim

Domínio Público:
Obras de Shakespeare