terça-feira, 27 de outubro de 2009

A polêmica do plágio entre mestres e doutores



JC e-mail 3876, de 26 de Outubro de 2009.
A polêmica do plágio entre mestres e doutores


Tratada com discrição, a cópia de trabalhos acadêmicos utiliza empresas especializadas em teses ou sites na internet

Maria Elisa Alves escreve para "O Globo":

Um assunto que é tratado nas universidades quase como um tabu, sempre na maior discrição, está vindo à tona cada vez com mais frequência. Trata-se do plágio de trabalhos acadêmicos, que deixou de ser protagonizado, como no passado, apenas por alunos da graduação.

Atualmente, estudantes de pós-graduação, querendo obter o título de mestre ou doutor, e até mesmo professores universitários têm se apropriado da pesquisa alheia, recorrendo às antigas empresas especializadas em fornecer trabalhos e também a uma ferramenta ainda mais eficaz - a internet. A fraude acontece até em cursos conceituados, como o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, que cassou, em 2008, o diploma de doutor de um ex-aluno.

Mudança de títulos e de ordem nos parágrafos O aluno - que não respondeu aos contatos do Globo - apresentou uma tese, em 2003, que foi aprovada. Cinco anos depois, um amigo do músico André Cardoso, autor do trabalho plagiado, teve acesso ao documento.

Desconfiado com as semelhanças com a tese de doutorado de Cardoso - defendida em 2001 no programa de pós-graduação em música da UniRio e ganhadora do primeiro prêmio no II Concurso de Monografias da Academia Brasileira de Música -, ele mandou uma cópia para o músico.

- Identifiquei aproximadamente 120 páginas de texto copiado de minha tese, além de tabelas e gráficos idênticos. O "autor" do trabalho modificou ligeiramente alguns títulos e subtítulos e trocou a ordem de parágrafos - contou André, diretor da Escola de Música da UFRJ.

Ele procurou a UFF, que convocou uma comissão para analisar o caso, e cassou o título. Continua



Conheça:
O Farejador de Plágios, um programa desenvolvido pelo engenheiro de computação Maximiliano Zambonatto Pezzin, que pode ser baixado gratuitamente AQUI!