sábado, 10 de outubro de 2009

HIV é resistente à medicação em 7% dos pacientes com Aids



JC e-mail 3866, de 09 de Outubro de 2009.
HIV é resistente à medicação em 7% dos pacientes com Aids


Índice do Brasil é considerado alto pela OMS; entidade pede ao governo mudança na política

Fabiana Cimieri escreve para o "Estado de SP":

Um estudo feito com 400 pessoas de 13 cidades brasileiras mostrou que a resistência ao vírus da aids em pacientes que ainda não receberam tratamento com antirretrovirais (resistência primária) é de 7%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que o governo ofereça o exame de genotipagem caso esse porcentual fique acima de 5%. O Ministério da Saúde admite que poderá rever seus critérios no futuro se os resultados do estudo forem confirmados por pesquisas clínicas.

A genotipagem é um teste que faz o sequenciamento genético do vírus e permite saber de antemão a quais drogas o paciente é resistente.

Atualmente, o Ministério da Saúde só oferece o exame quando o coquetel com antirretrovirais não está fazendo o efeito desejado ou em crianças que foram infectadas pelas mães ainda na gravidez, por meio da transmissão vertical.

Para um dos coordenadores do estudo, Marcelo Soares, do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o estudo mostra que há necessidade de o Ministério da Saúde repensar sua política. Segundo a coordenação do Programa Nacional DST/Aids, no entanto, é preciso que sejam feitos novos estudos para determinar se há realmente uma melhora no tratamento dos pacientes que souberem antes que possuem o vírus resistente. Continua