sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Raio X da ciência na imprensa

Via Ciência Hoje - Por Bernardo Esteves - 13.10.2009


Monitoramento de 62 jornais ao longo de dois anos aponta desafios para cobertura da área no Brasil


Foram apresentados nesta terça-feira os resultados do mais abrangente monitoramento já feito sobre a cobertura de ciência, tecnologia e inovação na imprensa brasileira. O estudo analisou as notícias publicadas sobre esse tema em 62 jornais ao longo de dois anos. Os resultados permitiram traçar um diagnóstico de como a mídia brasileira cobre ciência e apontar as principais deficiências dessa cobertura e os desafios para aprimorá-la.

O projeto foi realizado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

Os resultados foram avaliados em um workshop realizado em Belo Horizonte, com a presença de jornalistas e gestores da área de ciência, tecnologia e inovação. O documento será atualizado a partir das discussões realizadas durante o evento e publicado na forma de livro. Confira um sumário executivo e a versão completa do relatório discutido no workshop.

Para Luiz Guilherme Queiroz Gomes, consultor de comunicação social da Fundep, o estudo é importante porque alimenta a reflexão sobre a comunicação de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. “Esse monitoramento aponta onde temos falhado, para que lado precisamos avançar, quais temáticas precisam ganhar espaço e quais fontes precisam ser ouvidas”, avalia. “A partir dessa reflexão, podemos elaborar estratégias e recomendações que possam contribuir para avançarmos nessa área.” Continua


Legenda da imagem: Capa do relatório Ciência, tecnologia e inovação na mídia brasileira, que apresenta os resultados preliminares do monitoramento das notícias sobre o tema publicadas ao longo de dois anos por 62 jornais diários.





Credibilidade

No artigo acima existe um link para uma enquete sobre a percepção pública da ciência. Veja o que encontrei por lá (clique na imagem para ampliá-la):