Por Gustavo Chacra
24.08.2010
Os brasileiros aos poucos se transformam em campeões mundiais de compras, rivalizando com os japoneses e outras nacionalidades conhecidas pelo consumo. A fila para os estrangeiros pegarem o cartão com isenção de impostos na Bloomingdale’s parece a mesma da do check-in da TAM no aeroporto JFK em Nova York, que é a cidade escolhida por 38% dos brasileiros que vêm aos EUA, de acordo com o Escritório para as Indústrias do Turismo e Viagem do governo americano.
Quase todos são brasileiros que aproveitam o dólar barato para visitar os Estados Unidos e fazer compras. Com um crescimento de 22% no último ano, os turistas do Brasil estão apenas atrás de japoneses, ingleses e alemães no ranking de visitas aos EUA – não estão incluídos México e Canadá, com fronteiras terrestres.
Independentemente da classe social, os turistas vindos de São Paulo, do Rio ou do Recife irão ao outlet de Woodbury, em Nova Jersey, para comprar calças, camisas e bolsas por um preço mais barato do que encontrariam no Soho ou na Quinta Avenida – segundo estatísticas do governo americano, 92% dos brasileiros vão às compras quando estão nos EUA, enquanto apenas 26% visitam um museu e 50% se divertem em um parque. Continua
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