sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Telefone sem fio Brasília-Teerã

Via blog do Noblat - 13.08.2010


Deu em O Globo

Embaixador do Irã desmente que governo brasileiro tenha feito oferta oficial sobre Sakineh

Eliane Oliveira

Contrariando as declarações do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o embaixador do Irã em Brasília, Mohsen Shaterzadeh, negou ontem que o governo brasileiro tenha feito a Teerã uma oferta formal de asilo humanitário para a iraniana Sakineh Ashtiani, condenada ao apedrejamento por adultério e suposto assassinato de seu marido.

— Nós não recebemos de forma oficial pedido ou oferta alguma (de asilo ou refúgio político) para esta senhora ser enviada para o Brasil. Não houve ofício por escrito, nota oral ou troca de notas, como é a orientação na diplomacia em casos assim — assegurou o embaixador, em entrevista à Agência Brasil.

A declaração surpreendeu, mas Amorim preferiu evitar polêmicas ou confrontos com o diplomata iraniano. Segundo o chanceler brasileiro, na semana passada, o embaixador do Brasil em Teerã, Antonio Salgado, foi instruído a comunicar às autoridades iranianas a oferta feita tanto publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um comício no Paraná, como em conversas reservadas, pelo próprio chanceler.

— Não sei o que ele (Shaterzadeh) disse e não vou ficar agora discutindo isso, criando polêmica com o embaixador do Irã, sobre o que ele falou com a melhor das intenções — afirmou o ministro.

Leia também:
- Caso Sakineh leva Irã a repensar sentenças de apedrejamento, diz jornal
- Filho de iraniana condenada à morte pede ajuda da ONU
- Bombeiro que denunciou desvio é punido em AL