domingo, 29 de agosto de 2010

Polícia investiga aliciamento de estudantes, por médicos, para atender pacientes

Via O Globo/Blog do Noblat
28.08.2010


Vera Araújo, O Globo

O drama da menina Joanna Cardoso Marcenal Marins, de 5 anos, suspeita de maus-tratos, atendida por um falso médico, expôs uma ferida que traz sério risco à saúde pública do estado: o recrutamento de estudantes de medicina para atuarem como médicos.

O GLOBO revela que, ainda nos primeiros períodos da faculdade de medicina, universitários são contratados por médicos, cooperativas e hospitais, para trabalharem em plantões, pelos quais recebem, em média, R$ 200, quando um profissional formado ganha mil reais.

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP) investiga essa rede de médicos e cooperativas que recrutam os estudantes para a prática ilegal da medicina.

A cooptação de estudantes, sem a supervisão de médicos, fora dos estágios regulamentados por lei, é comum, principalmente, na Zona Oeste, na Baixada Fluminense e em municípios do interior.

Universitários ouvidos pelo GLOBO contam que, muitas vezes, os primeiros contatos para atrair a mão de obra deles surgem nos corredores das universidades ou em hospitais e clínicas.

Também é bastante comum um estudante indicar outro colega, quando ele próprio fica sobrecarregado de "serviços". Continua

Veja também:
- British Petroleum gastou US$ 1 mi por semana em publicidade após vazamento
- Dos no se infectan si uno no quiere