sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Animais também enfrentam epidemia de obesidade, diz estudo

JC e-mail 4144, de 25 de Novembro de 2010.
Animais também enfrentam epidemia de obesidade, diz estudo



Fatores ambientais podem estar encorajando o ganho de peso

Os níveis de obesidade aumentaram dramaticamente entre os animais de laboratório e outros que vivem próximos de seres humanos, sugerindo que fatores ambientais podem estar encorajando todos a ganhar peso, afirma estudo publicado no periódico científico "Proceedings of the Royal Society"

- Estes resultados mostram que a epidemia de obesidade não é tão simples como muitos pensam - diz Jennifer Kuk, bióloga da Universidade de York, no Canadá, que não está envolvida na pesquisa.

Não é segredo que a obesidade tornou-se uma epidemia entre os seres humanos. Dos adultos americanos, quase um em cada três é obeso, com um índice de massa corporal acima de 30. Os pesquisadores responsabilizam por isso desde a falta de atividade física até a comida industrializada que consumimos.

Mas e se algo no ambiente também pode estar causando isso, mesmo que parcialmente? Para investigar a questão, David Allison, geneticista estatístico da Universidade do Alabama, e seus colegas compilaram dados sobre o peso de mais de 20 mil animais adultos de 24 populações de oito diferentes espécies na América do Norte.

Os pesquisadores incluíram na lista apenas mamíferos cujos pesos foram medidos ao menos duas vezes nos últimos 50 anos e que não tenha sido manipulado em razão de outros estudos e projetos de criação.

Todas as 24 populações de animais, de primatas usados em centros de pesquisa a ratos selvagens na periferia de Baltimore, tiveram significativos acréscimos em seu peso corporal. Em média, o peso dos chimpanzés aumentou 33% a cada década, o de marmotas criadas em cativeiro subiu 9% a cada 10 anos, os camundongos de laboratório ficaram 12% mais pesados por década e os ratos nas mesmas instituições, 3%. Continua