8. Ambientalistas articulam outra versão para o Código Florestal
Ideia é alterar proposta de reforma da lei aprovada em comissão
A ideia é flexibilizar a lei atual, mas em termos menos dramáticos que os da proposta do deputado Aldo Rebelo (PC do B), aprovada numa comissão da Câmara. O projeto começou a ser gestado na quarta-feira (10/11), numa reunião entre deputados da Frente Parlamentar Ambientalista e ONGs.
Em paralelo, parlamentares e ambientalistas iniciam um trabalho de convencimento dos líderes partidários e do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para evitar que a proposta de Rebelo seja votada neste ano, como querem ruralistas.
Segundo o deputado Sarney Filho (PV-MA), líder da frente, o novo texto deverá ser "propositivo". Ou seja, em vez de dizer ao setor produtivo o que não fazer, ele deverá dizer como produzir respeitando os biomas.
A proposta deverá abarcar cinco áreas sensíveis, nas quais o parecer de Rebelo introduz o que os ambientalistas chamam de "flexibilização excessiva": recuperação de reserva legal sem anistia a desmatadores, áreas de ocupação consolidada, repartição de competências entre União, Estados e municípios, pequenas propriedades e áreas de preservação permanente, ou APPs. Continua
Leia também
- Silvio Santos: ‘Se pagar bem, claro que vendo o SBT’
- Socorro ao Panamericano também cobriu rombo no cartão de crédito
- Enem: MEC pede ‘desculpa’ por textos deselegantes
- Mortes por dengue e casos notificados no País sobem 90% em 2010
- Acusada de ser sanguessuga pede demissão do governo de transição
- MPF vai recorrer da decisão que mantém validade do Enem
- MEC trabalha com a data de 4 de dezembro para nova prova do Enem
- Inep divulga gabaritos oficiais das provas do Enem
vídeos - 4º seminário internacional de jornalismo online
Amenaza asteroide: cómo prepararse ante el impacto