quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Falta transparência no 'Memórias Reveladas'

Via Blog do Noblat
04.11.2010

Deu em O Globo
Falta transparência no 'Memórias Reveladas'

Historiadora se desliga de entidade por discordar de ‘cultura do segredo’ sobre documentos do regime militar

Chico Otavio

A falta de transparência na difusão dos arquivos do regime militar provocou mais uma demissão no Centro de Referências de Lutas Políticas no Brasil, o Memórias Reveladas.

Depois do historiador Carlos Fico, foi a vez de Jessie Jane Vieira de Sousa, sua colega na UFRJ, se afastar ontem do cargo de presidente da Comissão de Altos Estudos da entidade. Ela alega que o centro se afastou completamente dos propósitos originais.

— Da ideia inicial de oferecer o acesso aos documentos da ditadura, o Memórias Reveladas virou um projeto burocrático do Arquivo Nacional. Documentos que deveriam ser públicos, porque já foram desclassificados, continuam submetidos à cultura do segredo — lamentou a historiadora e ex-presa política.

Criado pela então ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, no ano passado, para facilitar a divulgação dos acervos do regime militar, o Memórias Reveladas é agora centro de uma crise entre pesquisadores e autoridades federais.

Na carta de demissão, Fico disse que decidiu desligar-se depois que o acesso à documentação da ditadura foi restringido "sob a alegação de que jornalistas estariam fazendo uso indevido da documentação, buscando dados de candidatos envolvidos na campanha eleitoral".

A decisão, seguida do desligamento de Jessie Jane, provocou gestos de solidariedade e protestos contra as restrições às consultas:

— Até agora, uma quantidade enorme de arquivos permanece sigilosa. O centro Memórias Reveladas é um engodo. Não libera as informações fundamentais que precisamos. É só um projeto midiático, para inglês ver — lamentou Elizabeth Silveira, do grupo Tortura Nunca Mais. Continua

Leia também:
12 horas para salvar Sakineh

- Presión internacional sobre Teherán para evitar la ejecución de Sakineh