terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sakineh Ashtiani será executada na quarta-feira no Irã, diz ONG

Via FOLHA.com
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
02.11.2010

A iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, cuja condenação à morte por apedrejamento provocou uma onda de manifestações na comunidade internacional, será executada nesta quarta-feira (3), de acordo com a ONG Comitê Internacional contra Apedrejamento.

Informações obtidas pela organização apontam que as autoridades iranianas teriam ordenado a execução na prisão de Tabriz, onde Sakineh está detida.

A ONG convocou um protesto em Paris para esta terça-feira, às 14h local (11h de Brasília), em frente à embaixada iraniana na França, e outro em frente à sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

O Comitê Internacional contra o Apedrejamento já tinha informado no último dia 11 que o filho da iraniana tinha sido detido pela polícia junto ao advogado de sua mãe e a dois jornalistas alemães que pretendiam entrevistá-lo.

O governo de Berlim confirmou posteriormente a detenção dos dois cidadãos alemães, identificados pela imprensa como jornalistas do jornal "Bild". Eles foram presos no dia 10 de outubro, na cidade iraniana de Tabriz, onde está localizada a prisão em que a iraniana encontra-se detida. Continua

Leia também:
Protestas en París y Bruselas ante la posible ejecución de Sakineh